O que leva algumas crianças surdas terem dificuldade de serem letradas? Alfabetizadas?

Não há nada que justifique ou que cause qualquer dificuldade da criança surda em ser "letrada" ou "alfabetizar-se" em Português. A surdez não causa nenhum problema neste sentido. O que é necessário entender, é que a criança não ouvindo, não participa das coisas que acontecem ao redor dela e que a levariam a entender o mundo. Assim, ela compreende apenas pelo que vê, mas nem sempre é o suficiente para que ela se aproprie das informações. Além disso, colocar o aparelho auditivo ou o implante coclear as vezes não é o suficiente, porque ter som na orelha não significa que a criança compreenderá a língua que estão falando com ela ou que ela compreenderá tudo o que o professor fala na escola. Outro ponto fundamental para entender é que português pra criança que não escuta é como se fosse uma língua estrangeira e isso requer uma forma de ensinar diferente, mas que as escolas acabam por oferecer pra criança surda como se fosse a língua nativa (como se ela usasse e ouvisse essa língua desde que nasceu) assim como ensina para todos os outros alunos que escutam, por isso a gente fala que português é a segunda língua do surdo (L2).

Ensinar uma segunda língua requer uma pedagogia diferente. Também é preciso entender que comunicar usando alguns sinais ou algumas palavras (se a criança é oralizada) é pouco e não ajuda no processo educacional. Além disso, ainda tem outro problema e que contribui para a demora em aprender a ler e escrever em português que é o fato das escolas/professores também não saberem comunicar-se direito com a criança surda e ainda, a criança pode chegar na escola com o atraso de linguagem e também o/a professor/ra não sabe como ensinar. O/a professor/a precisa entender que português é uma outra língua para a criança surda, assim como inglês ou japonês é pra nós. Por isso tanta dificuldade.