É de responsabilidade do Sistema Único de Saúde (SUS) o fornecimento das próteses de forma gratuita para as pessoas com deficiência auditiva, bem como sua manutenção e reposição, se necessário for, como parte do Programa de Atenção Especializada às Pessoas com Deficiência do Sistema Único de Saúde, descrito na Portaria GM/MS nº 2.776 de 18 de Dezembro de 2014.
Esses dispositivos fazem parte da habilitação/reabilitação auditiva podendo ser recomendados pelos médicos otorrinolaringologistas e adaptados pelos profissionais fonoaudiólogos. Ambos podem auxiliar as pessoas com deficiência auditiva a ouvirem sons amplificando/intensificado-os através dos seus sistemas internos. Essa amplificação tem um limite pré-determinado a depender do tipo de perda auditiva de cada pessoa, por isso o processo de escolha do dispositivo é muito importante e necessita de auxílio profissional.
Dito assim, é importante apontarmos as diferenças entre os dois dispositivos a fim de ajudar no momento da escolha para seu filho(a). Segundo a Portaria GM/MS nº 2.776 de 18 de Dezembro de 2014, o Implante Coclear (IC) é mais comumente indicado para perda auditiva sensorioneural profunda que acomete as duas orelhas ou quando o AASI não funciona da forma esperada. Para implantação, é necessário realizar uma intervenção cirúrgica, já que este será acoplado a cabeça do paciente e não poderá ser removido sem novo procedimento cirúrgico. Em contrapartida, o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI), pode ser recomendado para os outros tipos de perda auditiva e não é necessário uma cirurgia para utilização. Este tem muitos modelos e formatos que funcionam de maneira distinta para cada pessoa e isto é levado em consideração pelo profissional durante o processo de escolha.
Vale ressaltar que, após realizar o diagnóstico auditivo, os profissionais de saúde vão ofertar as opções para os futuros encaminhamentos e é de escolha da família qual caminho prefere seguir. Se optarem pela habilitação/reabilitação auditiva, será explicado como os dispositivos funcionarão para a criança de acordo com o resultado dos exames.