A criança surda usando AASI ou IC deve evitar contato com a Libras, pois isso impede adquirir a fala?

Para uma criança, a linguagem é de fundamental importância no processo de entendimento e significação do mundo ao seu redor, ou seja, na construção da sua subjetividade. Assim é necessário que desde o seu nascimento, ela possa estar incluída na comunicação que a cerca, a fim de promover a aquisição da linguagem. É nesse momento que ela começará a compreender cada vez melhor o significado de cada coisa que compõe a sua vida. 

 

Dessa forma, quando uma criança surda passa a utilizar um dispositivo eletrônico, seja o Aparelho de Amplificação Sonora Individual (AASI) ou o Implante Coclear (IC), que fornecem o som através de seus mecanismos tecnológicos, ainda é necessário ajudá-la a compreender a linguagem pois, apesar de serem eficientes, não funcionam como uma orelha nova, portanto, não se deve esperar que a criança evolua sozinha, sem o auxílio de profissionais e o apoio familiar. Vale ressaltar que mesmo fazendo uso desses dispositivos e após o processo de adaptação e reabilitação auditiva, a criança pode não desenvolver a linguagem oral de forma eficiente, pois ocorre de maneira diferente para cada pessoa. Dito isto, voltando à pergunta, podemos afirmar que a Libras não atrapalha o aprendizado da fala, pelo contrário, auxilia a criança nesse processo pois faz com que esteja imersa na linguagem através de uma língua que faz sentido para ela. A língua de sinais é composta pela representação visual que garante à criança o acesso a todas as informações de uma conversa e por isso, estimula seu pensamento e desenvolvimento.